Café Especial na Ásia
A cultura dos cafés especiais foi introduzida na Ásia pelas grandes marcas internacionais como Starbucks dos EUA, Costa Coffee do Reino Unido e Gloria Jeans Coffee da Austrália. Suas cafeterias traziam uma proposta de consumo do café alinhada com o estilo de vida ocidental, mais moderna e dinâmica, que conquistou a nova geração jovens asiáticos em ascensão.
O crescente consumo do café, transformou a Ásia num dos maiores mercados apreciadores da bebida do mundo. Atualmente são milhares de cafeterias de marcas locais espalhadas pelos grandes centros urbanos da China, Coreia do Sul, Japão, Taiwan e outros países do Sudeste Asiático, cada uma apresentando a sua própria experiência de consumo, com conceitos diferenciadas e inovadores para conquistar e combinar com estilo de vidas dos "new asian coffeelovers".
Esta mudança de cenário mundial do consumo está transformando a Ásia na nova referência da cultura mundial do café especial.
Para entender melhor sobre a "explosão" de consumo de café especiais na Ásia, primeiramente é preciso compreender as diversas mudanças socioculturais que ocorreram no novo milênio e o ritmo como foram incorporadas pelas novas gerações principalmente nos grandes centros urbanos asiáticos.
NOVAS GERAÇÕES
A Geração Millenium asiática foi a mais próspera de todas, pois viveram o grande crescimento econômico da região. Na época, a nova classe média, empoderada financeiramente, passou a ter acesso a praticamente tudo que desejavam consumir, principalmente o sonho de uma educação de qualidade para os filhos. Muitos puderam mandar os decentes para estudar nas melhores escolas no ocidente. Depois, na volta para casa, esses jovens trouxeram além de muito conhecimento, um pouco da cultura ocidental na bagagem. No meio deste novo "mix" cultural estava o café, que agora fazia parte da rotina desta nova geração asiática.
NOVA CULTURA
Juntamente com a Geração Z, os Millenniais estão criando uma identidade cultural própria rica em diversidade. Nesse caldeirão cultural tem de tudo, além de resgatar e fazer releituras das tradições milenares das suas origens, também incluíram vários ícones sociais do ocidente, como é o caso do café, que agora já faz parte deste novo DNA cultural da Ásia.
Mercado Noturno do Café / 24h - em Shantou - China
NOVO ESTILO DE VIDA
Mais do que uma simples bebida diária, o café é um dos ícones que representa esse novo estilo de vida. Passar na cafeteria para pegar um capuccino e levar para o trabalho já faz parte da rotina do novo status social. Tomar café simboliza que você está conectado com a modernidade. Isso fica muito claro nas mídias populares, assistidas por milhões de telespectadores asiáticos, quando se quer distinguir os personagens modernos dos tradicionais.
Mas esse novo hábito do café não fica só na aparência, os coffeelover asiáticos são muito exigentes. Além de ter facilidade para adquirir todos os tipos de acessórios para preparar um bom café em casa, ele também tem acesso aos melhores grãos do mundo todo. Eles já sabem o que querem e esperam de cada café especial, seja ele da América Latina, África ou Sudeste Asiático.
NOVO MERCADO DE CAFÉ
Percebendo essas mudanças no cenário econômico e cultural, grandes redes de cafeterias internacionais começaram a investir nos mercados asiáticos. Entenderam que agora, aliados às essas novas gerações asiáticas, teriam uma chance para impor seus produtos cafeinados nos países em que o chá sempre reinou com soberania.
Leia mais sobre as grandes redes cafeterias na Ásia ...